A dança do ventre contribui para renascer a mulher bela e sedutora que existe dentro de você, valorizando sua feminilidade.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Livro Metaforma e Movimento


Ler e dançar é tudo. Alimenta a alma e o cérebro.
Estou lendo este livro e sabe...quando você compra um sapato lindo, ou uma saia e quer mostrar pra todo mundo? Ah, eu sou assim...rsrss.

Sobre a Dança do Ventre, partimos do princípio de que nunca é tarde para iniciar o aprendizado. Todas as mulheres são belas na Dança do Ventre, pois, em sua herança histórica e mitológica na psique feminina, a Deusa aceita todas as suas filhas tais como são: belas e únicas.

Pesquisas científicas nas áreas médicas, anotadas pelo Professor Hermógenes, constataram que a atuação dos hormônios sobre as glândulas endócrinas, estimulando-as, pode conservar uma pessoa jovem, retardando o envelhecimento. A limpeza intestinal é um tópico importante, pois o material intestinal tende a lançar substâncias nocivas na corrente sanguínea, o que também contribui para o envelhecimento.

A Dança do Ventre pode tanto estimular e equilibrar os hormônios femininos, auxiliar na cura da insuficiência ovariana, quanto combater a prisão de ventre como vimos, pois trabalha o tonos das paredes abdominais e contribui com o peristaltismo voluntário. Tudo isso, através das ondulações abdominais, camelo e serpente, combinados à respiração abdominal – o que ensina a movimentar o diafragma, ativando o natural funcionamento dos órgãos da região do baixo-ventre.

Fatores como uma boa circulação sanguínea, também contribuem para a manutenção da juventude:

- o cérebro precisa ser irrigado para que suas glândulas, pineal e pituitária, funcionem bem. A pineal é responsável pela psique e pelo desenvolvimento sexual do indivíduo. A pituitária é responsável por outras glândulas, tais como a tireóide, e também pelo sistema nervoso autônomo;

- os tecidos precisam de nutrientes que estimulem seu funcionamento;

- toxinas e resíduos precisam ser eliminados, pois quando se acumulam nas articulações, prejudicam os movimentos;

- uma má circulação pode prejudicar o bom funcionamento dos órgãos.

A Dança do Ventre pode ativar a circulação sanguínea, principalmente na região genito-urinária, como também sob a força extática de movimentos como os tremidos, a circulação sanguínea é ativada e percorre todo o organismo, chegando inclusive ao cérebro, onde se localizam os neurotransmissores responsáveis pelo equilíbrio do humor.

Com o passar dos anos, a musculatura, também por força da gravidade, tende a pesar. Os músculos sustentam menos o esqueleto – a coluna, como também os órgãos.

Embora a Dança do Ventre não defina tanto a musculatura do corpo como na musculação, seu exercício lhe confere elasticidade e sustentabilidade, principalmente à região abdominal (neste caso, as ondulações ventrais fortalecem a região como também a definem). A coluna, sendo o vaso que abriga uma legião de nervos da medula espinal, cuja importância no funcionamento fisiológico é de peso ímpar, pois órgãos e glândulas estão a ela ligados, necessita de elasticidade, flexibilidade e sustentabilidade.

A Dança do Ventre, trabalha nos “cambrés”, o alongamento da coluna em movimentos ântero-posteriores e látero-laterais, gradativamente, respeitando o estágio de desenvolvimento de cada aluna.

Doenças diversas tendem a estimular o envelhecimento precoce. Até nisso a Dança do Ventre pode auxiliar, pois mantém a mente da mulher sempre saudável. Mente sã, corpo são. Como disse, a psicossomática evoluiu muito e hoje se conhece detalhadamente o processo de adoecimento através da conduta mental.

Na Dança do Ventre, através de um corpo sadio, a mulher tem a oportunidade de progredir espiritualmente, pois poderá aumentar a quantidade de experiências a viver neste vaso, que é o corpo humano, onde poderá plantar diversas flores.

Artigo retirado do livro "Metaforma e Movimento" - a Geometria Corporal Expressiva na Dança do Ventre - de Lu Faruk.

5 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiii.....as informações ...Alika você como sempre nos mantendo informada ...
    bjos e muita paz pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joice. Desculpe a demorapra responder. Muita correria genteeeee...
    Tudo o que puder compartilhar sobre esta linda arte, irei postar aqui.
    Muita paz pra você também linda!

    ResponderExcluir
  4. Onde vc encontrou esse livro???procurei pela net e não encontrei em nenhum lugar!!!
    bjo
    Elaine

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine!

    O nome completo do livro é: "Metaforma e Movimento" - a Geometria Corporal Expresiva na Dança do Ventre - de Lu Faruk.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!